05 abril 2005

Medite! É simples e ajuda.

A Meditação é uma técnica simples que permite desencadear um estado de relaxamento profundo do corpo e da mente, levando a um estado de consciência mais profundo e tranquilo.

Antes de começar, encontre um local calmo que lhe permita não ser pertubado.

Sente-se e feche os olhos.
Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.
Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.
Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos exteriores. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração. É importante que mantenha/exercite a concentração.
Se durante a meditação você perceber que está a "desviar-se" para algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção à respiração.
Pratique esta técnica durante quinze minutos. No final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, mexendo as mãos e os pés e vá abrindo os olhos.

Comece desta forma simples a prática da meditação uma vez por dia, de manhã ou no final da tarde. Se estiver irritado(a) ou agitado(a), pode praticá-la por alguns minutos durante o dia para recuperar o equilíbrio.

Na prática da meditação você pode passar por três experiências. O que não deixa de ser normal. Simplesmente aceite o facto e verá que com o treino vai melhorar o seu exercício.

1. Você pode sentir-se entediado(a) ou inquieto(a), e a sua mente encher-se de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo libertadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.

2. Você pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda a precisar de mais horas de descanso. A mim acontece-me muitas vezes.

3.Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.
Se descansar o suficiente, mantiver o equilíbrio e praticar todos os dias a meditação, você vai conseguir um contacto significativo com o self. Vai poder comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada, o seu génio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará ao seu alcance se confiar na sabedoria interior.


Hei-de voltar ao tema, com outros exercícios simples de relaxamento e meditação. Pratique e verá como tudo vai melhorar. Fique em PAZ!

Sem comentários:

| CUIDA DA TUA VISÃO |