22 abril 2005

Outros tempos, outras artes

Isto hoje já não é o que era. Tudo é mais sofisticado. Os “graffiti’s” pintados a spray estão na moda, mas não são novidade. No meu tempo, já na escola primária a malta abafava uns pauzitos de giz - uns brancos, outros de cor - para fazer algumas pinturas murais, tipo “naïf”, com inocentes declarações de amor.

Qualquer portão, de chapa ferrugenta ou pintado de zarcão que se apanhava a jeito, servia para registar uma primeira jura de amor.

AMO-TE, FÁTIMA. Assim mesmo, dentro de um descomunal coração pintado a rosa, mais dilatado que sei lá o quê, mais parecendo o de um adulto hipertenso do que de um inocente anjinho. A atravessá-lo de forma assassina e proporcional à chama da paixoneta, uma seta, mais flecha do que seta, copiada dos livros do famoso Cisco Kid, herói dos westerns aos quadradinhos. E por baixo, a assinatura do autor: Berto, Tone da Bouça, Quim Russo, Zé Roscas, e sei lá quem mais. O Português era a língua oficial e os nomes portuguesíssimos. O inglês ainda não tinha sido introduzido nos curricula da 3ª classe e não havia as Kátias Vanessas, as Núrias, as Nádias, as Sónias Sandras, a Pitucha, a Kikas, a Náná, and so on. Quem sabia dizer I love you?

Mas voltando ao assunto. Quem nunca teve uma namorada chamada Fátima? A Fatinha da minha escola, filha do Ti Neca do Talho, tinha resmas de apaixonados, a medir pelas inscrições nos portões e nas paredes. Confesso que me derreti por ela. Ela, se calhar, nunca deu por isso. Também não tinha importância nenhuma. Acontecia com todos. E tudo era clandestino, pois se chegasse aos ouvidos da professora, era certo e sabido que apanhávamos um arraial de facho.

A Fatinha do Talho compensava a pouca inclinação para os ditados e os problemas de quatro contas com outros dotes, bem precoces em meninas da sua idade. Dizia-se que saía à mãe e só gostava de putos de olhos “bonitos”. Daí o apetite de numerosos pretendentes pelas cenouras a ver se davam a volta, umas vezes, à pouca arte do criador, outras à falta de água fresca para lavar os olhos remelosos.

Há uns anos vi a Fatinha. Prometeu muito e afinal nada! Estava com o homem à porta do cinema. Pelo cartaz, iam ver um qualquer filme tipo indiano, daqueles que faziam chorar o coração mais empedernido. Pouca sorte a dela. O tipo tinha ares de filho de algum talhante, olhos de coelho com morrinha e usava óculos com lentes que mais pareciam fundos de garrafas de espumante.
Bem feito, Fatinha. Tinhas a mania que eras boa!

Sem comentários:

| CUIDA DA TUA VISÃO |