08 fevereiro 2017

| DEBATES "COM PICA" (I) |

"A CULPA É DO PALHINHA OU DO CASILLAS?"
MaquiAbel & JB: - Boa noite a todos. Cá estamos para dissecar, digo bem, dissecar, a derrota dos “lagartos” no Dragão. Porque um lagarto disseca-se, como aprendi nas Ciências Naturais, no tempo em que eram ciências naturais. Vamos dar, então, início à nossa conversa com os convidados dos “Debates com Pica” de hoje. E começo já pelo visado, o Palhinha.
- Sentes-te responsável pela derrota do Sporting no Dragão, no sábado passado?
Palhinha: - Ao longo da minha vida sempre assumi as minhas responsabilidades. Trabalho todos os dias com muito esforço para alcançar os meus sonhos e os nossos objectivos. Agradeço do fundo do coração todo o carinho. Dou e darei sempre tudo por este grande clube.
MaquiAbel & JB: - Ok, Palhinha, a gente já sabe, mas fugiste à minha pergunta. Compreendo que tenhas desviado para canto. Enfim. Mas sigamos em frente. Rúben, como observador atento e adepto do futebol, és capaz de “traduzir” o desabafo do JJ?
Rúben Martins: - Obrigado por me dares a oportunidade de estar aqui a “mandar bitaites”…
MaquiAbel & JB:- Avança, avança…
Rúben Martins: - … mas respondendo à tua pergunta, só posso dizer que o que o JJ queria era que o Palhinha fizesse um jogo extraordinário na sua 2ª aparição na equipa, num clássico e num estádio extremamente difícil. Foi infeliz o que o JJ disse.
Emanuel Freitas: - Posso?
MaquiAbel & JB: - Claro que podes…· 
Emanuel Freitas: - Infeliz foi a mãe que o pariu, que deus me perdoe!
MaquiAbel & JB: - Eh pá, isso não sei, mas peço relego na língua aos presentes neste debate. Evitemos a linguagem imprópria e os “dialectos”.
Carlos Mendes: - O que o Jesus quis dizer não foi culpá-lo, embora o Palhinha estivesse nos lances de golo.
Alvarinho Ramalho: - Concordo. O Sporting até fez um bom jogo no Dragão... Na segunda parte dominou o jogo…
MaquiAbel & JB: - Disseste, “dominou o jogo”?
Alvarinho Ramalho: - Disse, e depois? Aliás, se tivesse um bocadinho de sorte teria empatado... Isso não aconteceu e como não tiveram razão de queixa do senhor do apito, tiveram que culpar alguém... O Palhinha. Amigos, dêem mérito a quem merece, o Porto ganhou bem. Soube sofrer... Por isso, a culpa da derrota do Sporting, foi a equipa toda do Porto... Ponto final.
Luís Milheiro: - Só por cobardia o JJ não assume a culpa; porque jogou o Mateus Pereira? É mais fácil culpar os outros; como homem, esse Jesus, é muito fraquinho...sempre foi!
Adriano Gol: - O cretino sem humildade ou inteligência continua…
Quando perde, é sempre dos árbitros, e agora está a queimar e culpar um jogador dele pela derrota. É uma vergonha. Ainda não sabe perder ou ganhar.
Élio Martins: - Como jogador profissional não costumo vir para a praça pública prestar esclarecimentos sobre os meus colegas, e muito menos sobre treinadores de futebol senão fico desempregado e ainda não tenho dinheiro para abrir um café.
MaquiAbel & JB: - Élio, ok, só tens de medir as palavras e conciliar isso com a liberdade de expressão… entendes?
Élio Martins: - Entendo, sim senhor. Como ia dizendo, já chega a pouca vergonha deste senhor Jorge Jesus que também, insisto nesta tecla, também deve medir as palavras antes de falar dos meus colegas. Já chega de tirar a culpa de cima dele e atirá-la para cima dos jogadores como sempre fez. Eu, que ando lá dentro, sei que que não se aguenta com o peso.
MaquiAbel & JB: - E isso é mau, Élio? Dá mau jeito?
Élio Martins: - Pois dá. Já podia ter muitos mais títulos se não fizesse o que faz. O inteligente é aquele que sabe trazer o grupo para lado dele nos momentos mais difíceis e não só utilizá-lo quando o ganha.
Bruno Meneses: -  Este homem é ridículo. A culpa é dele. Atacar o miúdo desta forma, mostra o carácter dele!
MaquiAbel & JB: - Concordas Pedro Gonçalves? Vejo-te muito calado…
Pedro Gonçalves: - Cada um interpreta da maneira que quiser, mas do meu ponto de vista eu acho que o JJ ao dizer que o Palhinhas (grande craque) não tinha levado o guião para dentro do campo, estava, mas era, a culpar-se a ele próprio, pois quem lhes dá os guiões são os treinadores.
João Marques: - Vergonhoso o JJ vir desculpar-se quando foi o único culpado da derrota. O Palhinhas para um clássico esteve muito bem. Já vi muitos jogadores a errar e ele nunca os veio culpar.
Carlos Almeida: - Tudo se deve a um erro de tradução, pois é muito complicado entender o JJ.
MaquiAbel & JB: - Erro de tradução, diz o Carlos Almeida. Será isto a chave do problema?
Nuno Alex Ribeiro: - O JJ se não quiser o Palinha que o mande para o Porto, que fazem dele um médio defensivo de categoria! (Y)
Alexandre P. Costa: - Que “boca” foleira, meu.
Voz OFF: - Cala-te, ó urso.
MaquiAbel & JB: - Xiu… A “Voz OFF” só fala quando eu autorizar. Pede licença e aguarda. Como no tempo dos isqueiros. Retomemos a conversa. João…
João Paulo Fernandes: - Quando o treinador é o primeiro a enterrar o seu jogador para salvar a sua pele, a coisa vai muito mal.
MaquiAbel & JB: - Ah pois vai…
José Miguel Parreira: - Meus caros, eu até nem era para “meter a colherada”, mas é de mais para as minhas forças. Isto é duma tristeza e duma falta de humildade, que nem vos conto! Não ser capaz de admitir que errou na táctica que deu e ainda, por cima, culpar um jovem talento é vergonhoso. Vergonhoso.
Carlos Mendes - O que o Jesus quis dizer não foi culpá-lo, embora o Palhinha estivesse nos lances de golo.
Paulo Jorge Carvalho: - Deixa-te disso. Só percebes de futebol na “playstation” e, mesmo aí, tenho dúvidas. Colocar a responsabilidade neste miúdo é fácil... Queria ver se fosse o Adrien, o Patrício ou outro “peso pesado” da equipa.
MaquiAbel & JB: - Todos sabemos isso. E tu, Miguel, que achas disto?
Miguel Silva: - Isto é triste! Muito triste!
Daniel Rocha: – Eu bem digo. Que cambada de ignorantes. É tudo mentira! O JJ não culpou o Palhinha! Fez um “mea culpa”. Será que nem os jornaleiros entendem português?
MaquiAbel & JB: - Desculpa lá, Dani. A questão pode não estar no “entender”. Pode estar no “falar”, ou não?
[Dani encolhe os ombros…]
Tito Vieira: - É lembrar ao JJ que este jogo é colectivo e não individual; quando se ganha, ganham todos. Quando se perde, perdem todos. Aprendam a ser humildes e a aceitar o perder ou o ganhar.
António Branco: - Uma vergonha…
José L. de Carvalho: - Eu ando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e disto percebo eu. Para ser sintético: a culpa é do Estádio do Dragão, é do Guimarães, do Tiquinho Soares, do Palhinha, do FCP… e do Pinto da Costa que ainda deve ser dono de algum pomar ou tem uma banca no Bolhão.
Joaquim Levandeira: - Não, a culpa é do Vieira. […] Um analfabeto ganhar mais que alguém que realmente o merece isso é que é ridículo. Ou não está certo o que digo?
MaquiAbel & JB: - Ó pessoal, vamos recentrar o debate, ok? É que se isto começa a descambar deixamos de falar do essencial e perdemo-nos com o acessório.
David Sul da Costa: - Por mim, tudo bem. Insisto. A culpa é do Palhinha!
Nuno Catarino: - Cala-te, ignorante. Só dizes asneiras ou estás comprado. E já que estou no uso da palavra, quero deixar uma mensagem de solidariedade para o Palhinha: Ó meu, tu mereces, mas é que mereces mesmo, mereces muito, mas mesmo muito, muito mais do que ser treinado por esse idiota.
Frederico Ferreira: - Posso? É que que já estou em fila de espera há mais de duas horas. Se fosse na Loja do Cidadão, esperava menos ou já tinha escrito no “Livro Amarelo”.
 MaquiAbel & JB: - Deixa-te de tretas e diz o que tens a dizer. Mas não repitas o que os outros já disseram. Poupa-nos.
Frederico Ferreira: - Para mim a culpa é do Casillas.
MaquiAbel & JB: - E com a descoberta do verdadeiro culpado, chegamos ao fim do “Debates com Pica” de hoje. Meus senhores, resta-me agradecer a todos a vossa disponibilidade e a si caro “ouvinte”, que teve a paciência de nos aturar, desejo-lhe a continuação de uma boa semana desportiva.
 (Adaptado de “O Jogo”, 5/02/2017)
Enviar um comentário