15 janeiro 2008

A Lei da Oferta e da Procura no reino da macacada


Um estudo revela que perceber de economia e de «pagar» para ter sexo [o mesmo que "ir às meninas" em linguagem corrente] não é prática exclusiva dos humanos. Os macacos também já descobriram as massagens e os benefícios do Relax. O "mi chama, tá", em versão modificada, tá na moda lá para os "orientes".

De acordo com um grupo de investigadores de Singapura, os macacos machos também pagam para ter relações sexuais, utilizando uma espécie de trabalho manual de limpeza como moeda de troca, noticia a Folha online.
A descoberta é de Michael Gumert, da Nanyang Technological University, em Singapura. O cientista estudou 50 macacos de rabo longo durante 20 meses em Kalimantan Tengah, na Indonésia.
De acordo com o cientista, as fêmeas dessa espécie fazem sexo cerca de 1,5 vez por hora [nada mau!]. Mas esse índice crescia para 3,5 vezes por hora [ainda melhor!] imediatamente depois da fêmea receber o acto «caridoso» do macho em limpar e afagar-lhe os pêlos. [Se a produtividade da economia portuguesa crescesse a um ritmo assim...então é que ninguém segurava o Socas.]
Em geral, a fêmea escolhia relacionar-se com o macho que se encarregava da limpeza.
E os macacos também agem de acordo com a relação entre oferta e procura [ou seja, de economia percebe a macacada, ou não será assim?]
Aí vai o exemplo acabado de uma das leis mais conhecidas do funcionamento do mercado praticada pelos "parentes próximos" dos humanos:
Se há muitas fêmeas por perto, o custo pela relação sexual caía drasticamente. Com apenas oito minutos de trabalho, o macho já conseguia «comprar» sua fêmea [é o pecado do excesso de oferta].
Ao contrário, se não houvesse outras fêmeas no local, o macaco macho tinha que tirar lêndeas do pêlo da fêmea pelo menos durante 16 minutos até conseguir iniciar a relação sexual [é o preço a pagar pela escassez].
De acordo com a revista New Scientist, onde o estudo foi publicado, o trabalho reforça a teoria de que forças económicas podem explicar comportamentos sociais, inclusive entre os humanos.
[A filha da Celestinha, a dona da pastelaria cá do bairro, já ameaçou: - Macacos me mordam se não tirar um 19 a Introdução à Economia].

16 comentários:

Bartolomeu disse...

A macacada na Indonésia regista um ligeiro atraso, relativamente aos congeneres portugueses... é que por cá, algumas macacas já precisam de pagar para terem uns minutos de introducção vaginal.
olarecas!
dizem que é uma espécie... de sexo!!!
... ou não.

linfoma_a-escrota disse...

ahahahaha hilariante!!

"a liberdade sexual transformou-se num mecanismo de controlo"






www.motoratasdemarte.blogspot.com

Armanda Barbosa disse...

LOOOOOOOOOOOL, xama lhes burros, loool

Fallen disse...

Kakakakakakaka... Mestre, já não existe entre os humanos -que se dizem mais civilizados- a cerimónia do catanço do piolho, mas e se pensarmos no frete da «apanha da espinha»?Ou mesmo da «apanha do ponto negro»?? Suponho que também possa ser visto como uma tactica pré-acasalamento, não?

mixtu disse...

quer dizer que até os macacos sabem o que é bom...

abrazo serrano

Casemiro dos Plásticos disse...

realmente isto está entregue à macacada, é uma galhofa enfim lol
bom fds :)

São disse...

Somos todos animais, não é assim?
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

LOL!
ESTA DEMAIS!
GOSTEI DA VISITA!
VOU-T LINKAR!
BIJOCA!

Manuel Veiga disse...

há assim umas macacas - só pagando...

Susana Júlio disse...

Bem...se calhar os humanos é que aprenderam em algum lado!!

:))

*Um Momento* disse...

Gargalhando!!!!
Deixo um beijo sorridente!!!

Bom DOmingo!!
(*)

*Um Momento* disse...

Esqueci: a imagem está MÀXIMA!!!

(*)

Micas disse...

Bolas!!! ;D)))

Carla disse...

O tempo tomou conta da minha vontade… corre veloz ao sabor do vento…
Contudo… mesmo num desejo rápido, estou aqui… nem que seja apenas para desejar um bom fim de semana.
E parto… de novo sem promessas, porque não sei quando me será permitido voltar, fica então a vontade de regressar, um dia destes quando o tempo permitir…
Que fique o meu beijo e que dure pelo momento de ausência no espaço de um até breve.
Nadir

Anónimo disse...

A tese malaniana de que involuímos da variedade para a singularidade, ou da complexidade para a simplicidade, se apóia na relação de parentesco entre a espécie humana e os símios. Os macacos bononos teriam mudado da prática de sexo frontal para o sexo a derrière, culminando com a prática entre indivíduos do mesmo sexo. Estaria acontecendo isso também com os humanos? Lembranças aos condôminos e se puderes, atualizas o endereço do link que não é mais Amers e sim este http://www.sandrasantos.com/blog.htm

Conceição Paulino disse...

obrigada pelo email informativo. Já actualizei as leituras e vou actualizar o endereço/link.
Para k conste: a macacada tem práticas homosexuais nos intervalos. Tanto as fêmeas como os machos. E tal acontece com a maior parte dos animais.
Esta conclusão foi tirada por uma cientista há cerca de 30 anos e ao apresentá-la em congresso científico nos E.U.A. foi expulsa do colégio de cientistas tal o escândalo, apesar de documentar com imagens e todo o procº e metodologia científica utilizada na recolha de dados e construção da tese, por observação directa ao longo de anos de trabalho.
Há coisa de 3 anos outros cientistas concluiram exactamente o mesmo e no mm congresso fizeram a apresentação, altamente aclamada, e logfo ali, por unanimidade decidiram redimir a cientista k haviam expulsado umas décadas atrás. Ela mandou-os dar uma larga curva.
Bom carnaval no país dos enganos.

| CUIDA DA TUA VISÃO |