31 agosto 2007

O "falo" da polémica bracarense

Não estava nos meus planos, nem nos da D. Mimi, a minha vizinha do 3º Dto, irmos tão cedo a Braga. Mas a reportagem da SIC sobre a polémica ponta fálica do báculo da estátua de D. João Peculiar, fez-nos meter os pés ao caminho.
E lá fomos nós no Opel Kadett de 1970, a sofrer de Parkinson, a caminho da Roma portuguesa, e eu com medo de ficarmos pelo caminho.
Aquilo em Braga é tudo pertinho. Chegados à entrada da cidade, foi um "tirinho" e nem sequer foi preciso perguntar. Mal paramos, uma daqueles bracarenses da Sé disparou logo: "Vêm ver a estátua, é? Subam e lá em cima virem à esquerda.". Nem o GPS faria melhor.
Aquilo parecia uma romaria. Entre turistame e emigrantes de máquinas digitais na mão até mirones de telemóvel, era um ver se te avias a registar o "monumento". E umas "Marias" mais desinibidas até faziam questão de se agarrar ao "coiso", simulando umas "porcarias" pouco dignas!
Mais afastado, e com ar hipocritamente sério e aborrecido, estava o Presidente da Junta, um tal Sr. Peixoto, que um freguês da Cividade nos ajudou a identificar quando perguntamos pelo autarca. Claro que o MaquiAbel & JB aproveitou a oportunidade para ouvir os desabafos do homem, mortinho por falar.
- Boa tarde, Sr. Peixoto. "Em directo" para o MaquiAbel & JB. O que é que se passa aqui?
- Ora o que se passa, é que a estátua não tem jeito nenhum. A curva do báculo é um pirilau. Já se viu em algum lado uma malcriadice destas?
- Mas afinal...
- A gente que cá vem goza com o panorama e ainda fazem uma chacota danada do pessoal, colocando mal a minha freguesia.
- Tá bem, Sr. Peixoto. Mas não acha que tanta gente, com turistas à mistura, até dinamiza o comércio tradicional e os cafés e pastelarias da zona?
- Não senhor, esta gente só vem cá por causa do bacamarte, tira uns retratos e vai-se embora.
- Mas Sr. Peixoto, a estátua tem 4 anos e só agora é que o senhor deu por ela? Diga lá, andou distraído?
- Bom, a isso não respondo. Nã, não andei distraído. A estátua tem que sair mas é daqui e prontus.
- Prontus, Sr. Peixoto e obrigado.



[A D. Mimi gozou como uma "preta" com a cena, mas saíu desconsolada. Afinal, diz-lhe "o saber da experiência feito" que o mangalho, e ainda por cima em estado de "stand by", não era nada de especial. Ó D. Mimi, por favor, queria-o como? Olhe, se o Joe Berardo descobre esta "obra-prima" ainda a vamos ver no CCB. Para descanso do tal Sr. Peixoto.]
Razão tem o meu amigo Bino que, quando viu a fotografia, logo sentenciou que poucas estátuas de bispos se podem gabar de ter um báculo tão macho.
Boa, Bino!
[Oh God, make me a man of sense, but not today!]

7 comentários:

Manuel Veiga disse...

aposto que o "emigrante de Tondela" trocaria o seu (dele) pirilau pelo "bacamarte do Bispo" (mesmo murcho). dá Deus as nozes...

a vida, de facto, é injusta!

abraços

Haddock disse...

subtil(?) protesto do divertido autor da dita contra o celibato dos cujos... ah, berças, quanto tempo levam a ser descobertos os teus fálicos mimos!

Carla disse...

Chegou ao fim mais uma semana marcada pelo cansaço e pela ausência na net…
Sinto saudades dos espaços que normalmente visito e das pessoas
Hoje uma breve passagem apenas   

ღღ ¸..´para desejar¸..*´¨)*´¨)
  ¸.•´¸.•*´¨)um ღ ¸.•*¨)
  (¸.•´ ღღ (¸.•` ღღ Bom fim de Semana* ღღ
       ¸.•*¨)             
    (¸.•´ ღ (¸.•*´¨¨*Beijinhos*´¨¨*•.¸ღ .•*¨)

Anónimo disse...

Na minha terra tinha uma estátua de um touro, que tinha os testículos grandes demais, como as beatas ficaram todas chocadas com aquilo, os tomates do touro tiveram de ser "lixados" até ficar com um tamanho mais em conta lol

desculpeqqc disse...

Ainda não tinha ouvido falar dessa polémica.
O post valeu a pena. Obrigado.

beleza de mulher disse...

ouve la nessa conversa toda te esqueceste de dizer que foste ouvir a missa das 11horas a sé ou não foste hum??? ai ai ai

Casemiro dos Plásticos disse...

Isto é que vai aqui uma crise hem!
eu voltei pior que nunca muahahahah
abraço

| CUIDA DA TUA VISÃO |